Francisco Chaguinhas diz que pandemia pegou de surpresa todo o sistema de saúde do Brasil

O vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas (Podemos), usou a tribuna da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (15), para fazer uma síntese sobre os sistemas de saúde público e privado, antes e durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Levando em consideração o sistema público de São Luís, o parlamentar chegou à conclusão que a pandemia pegou de surpresa todo o sistema de saúde do Brasil.

O parlamentar do Podemos disse que visitou o Centro de Especialidades Médicas no bairro Vila Esperança, localizado na zona rural da capital. Ele relatou ter visto o esforço da gestora da Unidade de Saúde e das pessoas que trabalham lá. O Centro possui 17 especialidades médicas, mas as instalações, segundo ele, estão precárias.

“As instalações estão tão precárias naquele Centro de Saúde, que a logomarca que está lá ainda é da gestão do ex-prefeito João Castelo. Os aparelhos de ar condicionado, a grande maioria, ainda são da gestão do ex-prefeito Tadeu Palácio. Isso mostra que temos um corpo de gestão muito bom, mas faltam instrumentos. E é preciso ter instrumentos. Há 4 anos, visitei o mesmo Centro de Especializações e, naquela época, a população já reclamava a falta de psicólogos, psiquiatras e fisioterapeutas. Volto agora e encontro a mesma deficiência”, descreveu Francisco Chaguinhas.

Ainda em seu discurso, Francisco Chaguinhas lembrou da responsabilidade de cada vereador da Câmara Municipal, como fiscalizador, fortalecendo o Legislativo, mas dando governabilidade ao Executivo. “Há 12 anos, vejo a luta incansável de vários vereadores que foram atropelados, simplesmente por lutar individualmente. Agora não, além das comissões técnicas e permanentes desta Casa, nós temos os blocos, já que o regimento interno nos faculta este momento”, concluiu o vereador do Podemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: