Aprovado PL de Adriano sobre prevenção e controle do Diabetes

A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei n° 049/2020 que cria diretrizes para a instituição do Programa de Prevenção e Controle do Diabetes, através do diagnóstico precoce, nas crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino do Estado do Maranhão, de autoria do deputado estadual Adriano Sarney (PV).

Conforme a proposta do parlamentar, o acompanhamento e execução será conjunta com a Associação dos Diabéticos e Hipertensos do Maranhão – ADIHMA. O projeto além de efetuar pesquisas sobre o diagnóstico precoce da diabetes em crianças e adolescentes, detecta, através de exames a doença ou a possibilidade da mesma vir a ocorrer, buscando evitar ou protelar seu aparecimento e, também busca diminuir as complicações decorrentes do desconhecimento do fato de ser diabético, mediante a adoção de procedimentos e tratamentos adequados.

Segundo a declaração das Américas, o Diabetes está entre as dez maiores causas de mortalidade no Brasil, acomete pessoas de todas as idades e níveis sócios- econômicos, sendo que o número de diabéticos não diagnosticados e mal controlados é expressivamente elevado.

“Diabetes é uma das doenças mais comuns e acomete cerca de 120 milhões de pessoas em todo o mundo e 9 milhões só no Brasil. Pode evoluir sem sintomas, mas, mesmo assim, é capaz de promover, de maneira silenciosa, a evolução da doença no sentido de graves complicações crônicas. Saber o diagnóstico precoce do diabetes permite um controle mais adequado da doença, além de retardar ou até evitar o aparecimento de outras complicações. A saúde é um direito de todos e é um dever do Estado.”, explica Adriano.

O projeto foi aprovado em regime de urgência e segue para sanção do Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: