Notícias

Advogado Sebastião Uchôa, delegado aposentado da Polícia Civil comenta os rumores de crise na Segurança Pública do Maranhão

O editor do blog recebeu nas últimas horas muitas manifestações sobre a postagem a respeito de um suposto entrevero dentro da Secretaria de Segurança Publica do Maranhão que envolve os nomes do secretário Mauricio Martins e do delegado-geral Jair Paiva. Uma manifestação que nos chamou bastante atenção, por suas pontuações e considerações, foi a que recebemos do advogado Sebastião Uchôa, renomado e experiente delegado, hoje aposentado dos quadros da Polícia Civil do Maranhão, leia abaixo a íntegra o comentário e opinião do Dr. Sebastião Uchôa.

“Bom dia, Osvaldo Maia, tudo bem? Por cá, advogado hoje, Sebastião Uchôa, delegado de polícia aposentado, enfim, hoje na militância da advocacia, já há quatro anos, há cinco anos, mas… eu li essas matérias no final de semana agora, relativo a uma suposta crise, digo suposta crise, porque no fundo é possível se resolver uma situação que é administrativa e eu tenho por certeza que o governador, na sua sapiência de fazer gestão, saberá resolver esse impasse que aflorou dentro da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil, nas figuras do nosso secretário, Maurício Martins, e do nosso grande delegado também, o Geral, Jair Paiva.

Eu penso que ambos são importantíssimos para a governabilidade do sistema de segurança pública, no viés de grande pacificador, que é a figura do doutor Maurício, homem humilde, homem de penetração nas forças de maneira fantástica em matéria de receptividade, é homem que passou pela Corregedoria da Polícia Civil, com a experiência muito boa, durante o período que ali trafegou. E eu acredito que nada de que o próprio governador chamasse parte ao diálogo aberto e deixar bem claro que ambos são importantes para o sistema da pública e para a própria governabilidade.

O time que está dando certo não deve se mexer, não deve se mexer. Qualquer tipo de arranhadura nas relações são passíveis de acontecer, porque faz parte isso em equipe, às vezes um jogador, joga uma bola no local equivocado e o outro interpreta de maneira diferente, mas nada que possa ter um grande mediador para resolver isso, que é o próprio governador, e restaurar a completa normalidade das atividades relativas à gestão do sistema, que é o doutor Maurício Martins, com a própria gestão da Polícia Judiciária é levada a cabo nesses últimos dois anos para cá, por parte do grande delegado Jair Paiva.

O Jair foi Superintendente Interior, fez uma bela trabalho lá atrás, grande delegado, o general do Caxias, grande investigador, tem uma carreira belíssima dentro da Polícia Civil do Maranhão, uma relação de respeito com os pares, o  doutor Maurício, também do mesmo nível em termos de consideração e pacificação e ao mesmo tempo de harmonia e o homem que foi corregedor nosso conhece bastante quem é quem dentro do sistema de segurança pública.

Então, nada melhor de que ter grande árbitro, grande mediador, que vai ser o governador Carlos Brandão, dentro da sabedoria dele, restaurar a normalidade e manter esse time intacto, coeso, em prol da segurança pública do Maranhão, em prol da população, em prol da sociedade, em prol da própria governabilidade. Então é isso que na verdade, como público externo, e como ao mesmo tempo que passou por dentro do sistema de segurança pública do estado, deseja ao governador sabedoria, perspicácia, estratégia e ao mesmo tempo, muita maleabilidade para fazer uma grande mediação e restaurar a normalidade integral e o sistema erradicar essa questão de mudanças desnecessárias, seja de lado ou seja de outro, que ambos são importantes para a sociedade, ambos são importantes para os dois os órgãos que representam a segurança pública do estado, é o órgão macro, que é exatamente a SSP, e outro é o da Polícia Judiciária do Maranhão, que teve uma reoxigenação fantástica de ano e meio para cá, de ano e meio para eu diria, de dois anos para cá, em razão desse trabalho coeso, levado a cabo pelo próprio secretário Maurício, com a pessoa do Delegado Jair Paiva, inclusive com a participação de nossa Associação de Classe dos Delegados de Polícia.

Acredito que isso vai ser resolvido na cita da Paz de Deus, e esse é o meu voto para o governador, usar toda a sua perspicácia, com o objetivo de a unidade ser restabelecida imediatamente. Forte abraço, uma boa semana, muita paz, muita luz. 

Que Deus nos abençoe ontem, hoje, sempre amém.”

One thought on “Advogado Sebastião Uchôa, delegado aposentado da Polícia Civil comenta os rumores de crise na Segurança Pública do Maranhão

  • André Mendonça

    Dr. Sebastião Uchôa, grande advogado e experiente Delegado, mediador de conflitos e expert em gerenciamento de crise, sempre mostrando experiência e competência na resolução de questões administrativas dentro do sistema de segurança pública do Estado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *