Notícias

Saiba o que fazer em caso de chuvas intensas, alagamentos e enxurradas no Maranhão

Desde o início do intenso período chuvoso no estado, o Governo do Maranhão tem buscado realizar, de forma contínua, ações rápidas e preventivas em áreas mais vulneráveis a desastres, assim como o reparo aos danos causados e o amparo às famílias afetadas.

E somadas às ações cautelares e de amparo à população realizadas pelo Estado, os cidadãos podem adotar algumas medidas para reforçarem a própria segurança e a de suas famílias.

Para o major do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM/MA), José de Ribamar Mendes Lisboa, sob qualquer circunstância, em primeiro lugar, deve-se priorizar a vida. “Priorize a sua vida, nada de tentar salvar objetos pessoais. Não importa o seu valor monetário, a sua vida vale mais“, destacou.

Dicas de emergência

Em caso de alagamentos, enxurradas e inundações, a população pode tomar algumas medidas de segurança para se proteger, como ficar atenta às informações meteorológicas e aos avisos das autoridades sobre a possibilidade de alagamentos e inundações.

Se você mora ou trabalha próximo a rios e lagos, fique atento ao nível da água, pois você poderá ficar isolado caso o nível esteja subindo.

Use rotas alternativas, é preciso se distanciar de áreas inundadas ou com enxurradas, evitando a força da água que pode arrastar pessoas e veículos. Se estiver em casa, desligue a energia elétrica e os aparelhos eletrônicos antes de sair. Se houver risco de inundação em sua casa, desligue o registro de gás e retire os móveis e objetos para locais mais altos.

Evite contato com a água, ela pode estar contaminada com bactérias, produtos químicos e até mesmo vírus como a leptospirose. Caso precise sair de casa, use roupas leves e sapatos antiderrapantes.

Procure abrigo em lugares seguros, como prédios altos, igrejas ou escolas. Porém, se estiver em um veículo durante uma enxurrada, mantenha as janelas fechadas e busque um local seguro para estacionar.

“Se não conseguir escapar do alagamento com o seu carro, a pessoa deve desligar o veículo, retirar o cinto de segurança, abrir os vidros das janelas e pedir ajuda ligando para o Corpo de Bombeiros. Quando estiver com crianças no carro, a recomendação é redobrada para evitar sair quando estiver chovendo forte, pois em uma situação de enxurrada, pode não dar tempo de seguir as instruções de saída do veículo”, recomendou o major Lisboa.

Em caso de emergência em saúde, ligue para os números de emergência da sua região e siga as instruções das autoridades.

Como pedir ajuda

O número do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é 193, este é número é utilizado em todo o estado para emergências que envolvam incêndios, resgates, salvamentos, entre outras situações que exijam a atuação dos bombeiros. Além disso, em caso de emergência médica, o número 192 é utilizado para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Caso sejam notados sinais de desabamento, infiltração e barulhos estranhos em residências ou espaços públicos, assim como movimentação de postes ou árvores, abandone imediatamente o local e acione a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/MA), por meio dos números (98) 98421-0091 (somente via ligação) ou (98) 3212-1521.

Comitê Gestor de Prevenção das Chuvas

Como medida de prevenção, apoio às famílias afetadas e reparação aos danos causados pelas chuvas, o governador Carlos Brandão assinou decreto para a criação do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV).

A partir da criação do CPAV, o Governo pôde unir, em ação conjunta, vários órgãos do Estado, a exemplo da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Defesa Civil, Polícia Militar do Maranhão (PMMA), secretaria de Estado de Governo (Segov), Infraestrutura (Sinfra) e de Desenvolvimento Social (Sedes), no acompanhamento e na realização de diagnósticos tanto na capital, quanto nos demais municípios maranhenses, auxiliando à população naquilo que for necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *