Roseana lamenta situação previdenciária do Maranhão em ranking
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) comentou ontem (14) a situação do regime de Previdência dos servidores públicos do Maranhão, que é considerada “bastante preocupante” pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, segundo informou reportagem do jornal Valor Econômico (reveja).
Chefe do Executivo estadual no ano em que o sistema previdenciário estadual registrou seu último superávit, em 2014, a emedebista disse que ficou “muito preocupada” com a notícia.
“Li no jornal Valor Econômico de hoje matéria que me deixou muito preocupada. Informa que, de acordo com o Indicador da Situação Previdenciária, do Ministério da Economia, nove estados tiveram desempenho pior que os demais (nota D), e “demonstram de forma mais clara dificuldades para honrar o pagamento de aposentadorias e pensões”. O Maranhão está nessa situação. É preciso que nossos governantes resolvam isso e não deixem os aposentados e pensionistas sem a sua renda.”, declarou, em postagem no seu perfil do Instagram (veja aqui).
Segundo a reportagem, o Maranhão aparece entre os piores estados brasileiros no recém-criado Indicador da Situação Previdenciária de Estados e Municípios. O ranking elenca os entes por notas, de A a D. A nota do Maranhão é D.
No Indicador da Situação Previdenciária, apenas o Estado do Amazonas registrou a nota máxima (A). Por outro lado, nove — Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe — tiveram o pior desempenho (nota D). A avaliação, divulgada na semana passada, utilizou dados do ano-base de 2018, que foram enviados até julho de 2019, pelos entes federativos.
Por Gilberto Léda