PRF realiza “Operação Enchente” em apoio às vítimas dos alagamentos no Maranhão
No dia 27 de março a PRF iniciou a “Operação Enchente”, em apoio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas no interior do estado do Maranhão.
Foi utilizado na operação o helicóptero modelo Koala, da Divisão de Operações Aéreas (DOA-PRF). A aeronave possui capacidade para transportar até oito pessoas, podendo carregar até mil quilos e atingir uma velocidade de 280 km/h, com autonomia de cerca de três horas de voo, sendo de grande importância no cenário das operações de calamidade pública.
A atuação começou com um sobrevoo de reconhecimento das áreas afetadas nas regiões dos municípios de Pedreiras/MA e Trizidela do Vale/MA, de forma a mapear os pontos mais críticos de alagamento e de difícil acesso por terra, sendo necessário o apoio da aeronave da PRF.
Na Operação Enchente, a PRF realizou o deslocamento aéreo de profissionais da área de saúde, como médicos e enfermeiros, integrantes da Defesa Civil, e veterinários voluntários do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), os conduzindo para locais de difícil acesso que necessitavam de apoio iminente. Foram realizados atendimentos médicos a pessoas enfermas, entrega de medicamentos, além de suporte a animais domésticos e animais utilizados na subsistência das comunidades locais (vacas, bois, bezerros, cavalos, porcos, caprinos, etc).
A aeronave da PRF também atuou no resgate aeromédico de pessoas que se encontravam ilhadas, ou seja, sem poder se locomover para receber atendimento médico na unidade de saúde da cidade mais próxima. Dentre os resgatados, estava um idoso de 99 anos com doença gastrointestinal e dificuldade de locomoção. O senhor residia em uma zona rural que foi bastante afetada pela cheia do rio Mearim e pelo grande volume de chuvas.