Notícias

PRF participa de Operação do GAECO contra desvio de recursos da Prefeitura de Santa Inês/MA

A Polícia Rodoviária Federal no Maranhão participou na manhã da terça-feira (30) da “Operação Tríade”, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público do Maranhão, que tinha como objetivo o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão em Santa Inês, São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Pinheiro, Codó, Davinópolis, Governador Newton Belo e Teresina (PI).

A operação, que também contou com o apoio da Polícia Civil do Maranhão e do GAECO do Ministério Público do Piauí, faz parte de um procedimento investigatório que apura a existência de uma organização criminosa que praticava fraudes em licitações, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo o prefeito de Santa Inês/MA.

As buscas resultaram na apreensão de R$4.400,00, documentos relacionados à investigação, aparelhos eletrônicos, sete armas de fogo, 62 munições e carregadores de pistola, rádios comunicadores, bem como 151 veículos, entre caminhões e carros de luxo, e diversos itens luxuosos, como joias e relógios. Além disso, duas prisões em flagrante por posse ilegal de arma de fogo foram efetuadas.

As investigações apontam que cerca de R$55 milhões do dinheiro público, que deveria ter sido destinados à manutenção das necessidades básicas da comunidade local, foram desviados pelos investigados. As fraudes envolviam, dentre outros, contratos de fornecimento de medicamentos e materiais de saúde, de recuperação de estradas vicinais e de serviços de engenharia para a prefeitura.

No ano passado, a PRF participou da “Operação Ceres”, também em apoio ao GAECO do Maranhão e à Receita Federal, que tinha como objetivo a investigação de crimes relacionados à fraude fiscal praticados por empresas no Maranhão, em São Paulo e em Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *