Notícias

Corpo de Bombeiros intensifica atividades durante operação Semana Santa

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) inicia as atividades da operação Semana Santa, que ocorrerá de quinta-feira (28) até domingo (31). Os batalhões estarão de prontidão para contenção de casos e no atendimento emergencial. O planejamento estratégico soma nos esforços do sistema de Segurança Pública para garantir a segurança e tranquilidade da população, durante o feriado prolongado.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto, ressaltou a importância dessa operação, enfatizando o compromisso com a segurança das pessoas e a prevenção de acidentes. “Este é um período de grande movimentação em todo o estado, e por isso, é essencial estarmos preparados para garantir a segurança da população. Nossa missão é estar presente, prevenir incidentes e atuar prontamente em caso de necessidade, contribuindo para a ordem pública e tranquilidade de todos”, declarou.

O plano de trabalho inclui vistorias, ações de busca, salvamento e resgate, além de monitoramento na área litorânea, patrulhamento aquático em regiões com rios, lagos e mares, combate a incêndio. Os bombeiros também prestam orientação ao público na prevenção de acidentes e segurança de banhistas contra afogamentos. A operação conta ainda com suporte de veículos Auto Bomba Tanque (ABT), viaturas e ambulâncias para prestar atendimento pré-hospitalar e equipes especializadas para atender situações de resgate em terra e mar, entre outras emergências.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil também estará a postos. Caberá ao grupamento realizar ações de fiscalização, vistoria, orientação e intervenção em potenciais áreas de riscos de alagamento, deslizamento de terra e demais situações que envolvam ocorrências de intervenção do poder público.

Em Barreirinhas, área turística que apresenta grande aumento do fluxo de pessoas no período, o trabalho se concentra nas áreas de banho, rios e afins, explica o comandante da 4ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (CIBM), capitão Aquiles Soares. “Sempre em período de feriado prolongado e datas especiais, elaboramos um planejamento de operação com reforço do efetivo e das atividades que realizamos periodicamente. E isso será feito durante a operação Semana Santa”, frisou.

A 4ª Compania Independente de Bombeiros Militar (CIBM) vai dispor de itens de salvamento e prevenção, como botes e moto aquática, com prioridade nas áreas do Tapuio, São Domingos e Cais Beira Rio, que receberão reforço no monitoramento; e, em caso de acidentes gerais, haverá efetivo em terra. Além de Barreirinhas, a região de Atins, que também conta com posto avançado permanente, será coberta pela operação, com ações de prevenção e controle em água e terra.

“Orientamos, nas áreas aquáticas, respeitar o nível da água até o joelho, ter atenção às crianças não deixando que se afastem em distância maior que um braço e, se ingerir bebida alcoólica, não adentrar a água. Com essas medidas básicas de segurança, pode-se evitar muitos acidentes”, concluiu o capitão Aquiles Soares.

O Corpo de Bombeiros vai atuar em articulação com as forças do Sistema de Segurança Pública, no compartilhamento de informações e recursos. “É importante que tenhamos um trabalho conjunta para eficiência na promoção da segurança e da tranquilidade durante a Semana Santa. Nesta operação reforçaremos nosso compromisso com a proteção da vida e do patrimônio, pelo bem-estar da sociedade”, reiterou o coronel Célio Roberto.

Praia Segura

Paralelo à operação Semana Santa, o Batalhão de Bombeiro Marítimo (BBMar) realiza a operação Praia Segurança, aumentando o efetivo de guarda-vidas nos postos, disponibilizando viaturas e embarcações para realizar o patrulhamento na praia, reforçando as abordagens preventivas e atuando nos casos de emergência.

O BBMar terá efetivo reforçado nas praias de São Marcos, Calhau, Meio e Araçagi. As principais áreas de risco estarão sinalizadas com bandeiras vermelhas com a inscrição ‘Perigo’. “Nossas equipes são distribuídas de acordo com a extensão da área a ser patrulhada e atuamos preventivamente orientando os banhistas”, ressaltou o comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar), tenente-coronel, Ariosvaldo Júnior. O trabalho tem apoio do Centro Tático Aéreo (CTA) no patrulhamento nas praias e que pode ser acionado em caso de emergências.

Entre as recomendações do batalhão para evitar acidentes estão: atentar para a sinalização de perigo e evitar estas áreas; nunca deixar crianças sozinhas na água, sendo necessário um adulto próximo, sempre; não entrar na água após as refeições ou ingestão de bebidas alcoólicas; recomendável o nível da água não ultrapassar a linha do umbigo do banhista. Em caso de dúvidas ou emergências, procurar o guarda-vidas mais próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *