CAPS AD Estadual promove Palestras e Rodas de Conversas sobre o Setembro Amarelo
Nesta quarta-feira (06), o CAPS AD Estadual em parceria com diversos órgãos promoveu a abertura do Setembro Amarelo, mês de prevenção a violência auto provocada, uma programação idealizada pelo Dr. Marcelo Soares Costa, diretor do CAPS AD do Maranhão.
As atividades aconteceram desde as 09:30 da manhã na Escola Sotero dos Reis, rua São Pantaleão em frente à Igreja de São Pantaleão, os esclarecimentos aconteceram através de palestras sobre esta problemática, que leva todos os anos a milhares de suicídios no mundo e que na última década aumentou em 60%.
De 2016 a 2021 houve aumento de 46% de casos de suicídio, sendo que é a quarta causa de morte entre jovens de idade entre 19 e 29 anos em letalidade maior que o HIV, Tuberculose e guerras.
Os estudantes participaram de rodas de conversas e também foi ofertado atendimento psicológico, durante a programação foram disponibilizados exames de testagem para HIV, Sífilis e Hepatite Viral. O dia 10 setembro foi estabelecido como o dia mundial de prevenção ao suicídio, data criada desde de 2003 pela organização mundial da saúde.
A atividade promovida pelo CAPS AD álcool e drogas da secretaria de estado da saúde, contou com a importante participação da Assistente Social Aline Lisboa, das psicólogas, Katy Anne Silva, Diana, Simone e Mara Thalissa, com parceria fundamental da Secretaria de Segurança através da Delegacia da Liberdade e o seu Titular delegado Joviano Furtado e do Departamento de saúde mental do estado com participação do instituto de movimentação e desenvolvimento social (IMDS , sociedade civil organizada).
