Brandão é lançado candidato ao Senado para eleição de 2026 pelo prefeito Josimar da Serraria
Informações Ribamar Corrêa – Repórter Tempo
O prefeito de Governador Nunes Freire, Josimar da Serraria (PSB), antecipou-se em mais de três anos e decidiu lançar, nesta semana, o nome do governador Carlos Brandão (PSB) como candidato a senador na eleição de 2026.
O chefe do Executivo estadual esteve na cidade para a inauguração da primeira etapa do Hospital Municipal, da 69ª unidade do Viva/Procon, e da entrega simbólica de uma Areninha Esportiva.
Durante o discurso do prefeito Josimar da Serraria, o governador Carlos Brandão foi pego de surpresa pela manifestação de Josimar que soou para muitos com a primeira chamada para a largada da corrida às duas vagas maranhenses no Senado a serem disputadas em outubro de 2026, daqui a três anos e sete meses. Em princípio, os senadores Eliziane Gama (PSD) e Weverton Rocha (PDT), se não resolverem seguir outro rumo, são candidatos naturais à reeleição. A se confirmar a entrada do governador Carlos Brandão no páreo, as chances de um deles serão reduzidas pelo menos à metade.
Serraria garantiu que já trabalha no município a favor da candidatura do governador. “Mas eu quero lhe dizer uma coisa. De já, de pronto, você tem a palavra do prefeito de Governador Nunes Freire e do povo de Governador Nunes Freire: daqui a três anos, provavelmente, nós teremos as eleições para senador, e são duas vagas para o Maranhão, e eu tenho certeza que uma das vagas será deste grande governador. Isso eu já tenho é certeza, porque nós, o senhor já pode contar com isso, você já saiba de pronto, que eu já trabalho em minhas discussões com isso. Porque, quando se é amigo, quando se acredita no projeto, você tem que ter força e dizer: ‘Eu apoio este projeto’”, disse.
A fala, o prefeito de Governador Nunes Freire confirma que prefeitos e outras lideranças já têm a corrida às urnas em 2026 nas suas pautas, conversando no seu ambiente e fora dele, para definir posições para o Governo e para o Senado. Em todas as conversas, a candidatura do governador Carlos Brandão a uma das vagas de senador já vista como prego batido e ponta virada, independentemente de restarem pouco menos de três anos para a sua desincompatibilização, e três anos e sete meses para as eleições gerais.
O governador Carlos Brandão tem esse projeto muito bem delineado, tratando com o cuidado e o pragmatismo que a empreitada senatorial exige. Até agora ele não disse nem sim nem não ao ser indagado sobre o assunto. No caso, o silêncio é um forte indicador de que o projeto existe e está de pé, mas que ainda é cedo para falar sobre ele. O governador conhece bem todas as cautelas que se deve ter em relação a um projeto dessa envergadura, principalmente diante do fato de que os ocupantes das duas cadeiras têm a tentativa de reeleição como primeira opção.
Para consolidar e viabilizar esse projeto, o governador Carlos Brandão tem dois desafios. O primeiro é fazer um bom Governo, no nível do que foi compromissado durante a campanha. Os primeiros movimentos indicam que ele vai trabalhar duro para justificar o crédito quer lhe foi dado pelo eleitorado. O segundo é vencer as eleições municipais que serão realizadas daqui a 19 meses, formando uma ampla e sólida base política e eleitoral nos municípios. A julgar pela unidade municipalista que formou na eleição da Famem, não há dúvida de que será expressivo o número de aliados que sairão das urnas. Aliados seus apostam em bons resultados em São Luís e em Imperatriz, por exemplo.
É verdade que ainda é um pouco cedo para se definir candidaturas majoritárias para a corrida eleitoral de 2026. Mas o discurso do prefeito de Governador Nunes Freire mostrou que nos círculos mais fechados da política, os nomes já estão sendo postos, e, pelo menos até aqui, o de Carlos Brandão e, de longe, o mais forte.