Antonieta Lago faz balanço e destaca pautas e projetos da Secretaria de Estado da Mulher em 2024
A secretária de Estado da Mulher, Antonieta Lago, destacou durante entrevista ao programa Pautas Femininas da Rádio Assembleia, as ações e projetos do governo em prol às mulheres em 2024, e pontuou o planejamento da SEMU para o ano de 2025.
Antonieta, que era secretária adjunta, assumiu recentemente o cargo de secretária de Estado da Mulher, após o retorno da deputada Abigail Cunha (PL) à Assembleia Legislativa.
A nova titular da pasta ressaltou que o trabalho na secretaria continua, com o comprometimento do governo com as políticas públicas para as mulheres maranhenses e suas famílias.
Entre as inúmeras ações ela destacou as caravanas realizadas em todo o estado, como ‘Maranhão Empreendedora’ e ‘Maranhão Todos Por Elas’ , projetos com o foco no empreendedorismo feminino, segundo ela, “A melhor forma de enfrentamento à violência doméstica e familiar”, e a parceria com a rede estadual de proteção a mulher.
“Estas são ações que a deputada Abigail deixa na secretaria e nossa missão é com o apoio do governador Carlos Brandão, continuar este trabalho, seguindo o plano estadual de políticas públicas voltado para as mulheres”, destacou Lago.
Outra importante ferramenta que atende de forma itinerante milhares de mulheres Maranhão a fora é a Carreta da Mulher, que leva serviços de saúde e informações para as mulheres e suas famílias aos locais mais distantes na capital e municípios do interior do estado, durante todo o ano. Segundo Antonieta somente em 2024, foram atendidas mais de 50 mil mulheres.
“Vale ressaltar que a Secretaria de Estado da Mulher tem uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, na qual nos fazemos presentes nas carretas com o objetivo de atrair as mulheres que, enquanto aguardam atendimento, recebem orientações, quanto ao enfrentamento da violência doméstica, entregando material, falando sobre a rede de proteção para elas e identificando casos” , disse Antonieta Lago.
A gestora falou ainda dos programas de proteção às mulheres, parcerias e rede de apoio da secretaria, destaque para importância da formação de lideranças nas comunidades, entre outros assuntos.
Para 2025 Antonieta, destacou a continuidade das ações já desenvolvidas pelo governo e como vai ser o Carnaval deste ano.
“Para o Carnaval 2025 temos a campanha ‘Não é Não’, ação que visa o combate ao abuso e violência contra mulheres no Carnaval, além do trabalho de prevenção para o público feminino.
“Em 2025 o governo do Maranhão através da SEMU, vai continuar o que vem dando certo e garantir que as políticas públicas atenda ainda mais mulheres maranhenses e suas famílias.”, finalizou Antonieta.