Vença na vida por suas atitudes como fez Michelangelo
Por Erivelton Lago – Advogado Criminalista
Era o ano de 1502, em Florença, na Itália, havia um enorme bloco de mármore no departamento de obras da igreja de Santa Maria del Fiore. Tinha sido antes um magnífico pedaço de pedra bruta, mas um certo escultor desajeitado fez um furo por engano onde deveriam ficar as pernas da figura, mutilando-a. Piero Soderini, prefeito de Florença, pensou em salvar o bloco colocando-o nas mãos de Leonardo da Vinci, ou algum outro mestre da arte, mas desistiu porque todos concordavam que a pedra estava arruinada. Portanto, apesar do dinheiro gasto com ela, estava lá acumulando poeira nos arredores escuros da igreja. As coisas estavam neste pé quando alguns amigos florentinos do artista Michelangelo resolveram escrever uma carta para ele em Roma. Só ele, diziam os amigos, poderia fazer alguma coisa com o mármore, que continuava sendo uma magnífica matéria bruta.
Michelangelo viajou para Florença depois de ter lido a carta dos amigos, lá ele examinou a pedra. Disse ele: acho que posso esculpir uma bonita figura nessa pedra. Posso adaptar a pose para a forma como a pedra foi mutilada. Soderini, o prefeito, falou: acho que isso é uma perda de tempo, não vai dar certo, ninguém será capaz de salvar esse desastre. Porém, apesar da atitude pessimista do prefeito, ele concordou em deixar Michelangelo trabalhar na pedra.
Michelangelo decidiu que retrataria Davi jovem, empunhando a funda. Trata-se de uma arma de arremesso constituída por uma corda dobrada, em cujo centro é colocado o objeto que se deseja lançar contra um homem ou um leão. Semanas mais tarde, quando Michelangelo estava dando os últimos retoques na escultura, Soderini entrou no estúdio. Fazendo-se de conhecedor da arte, o prefeito analisou a escultura e disse: eu acho que o seu trabalho está magnífico, mas o nariz dessa estátua está muito grande. Michelangelo percebeu que Soderini estava em pé, bem debaixo da figura gigantesca e não tinha uma boa perspectiva para uma análise sobre tamanho e forma. Sem dizer uma só palavra, ele acenou para Soderini acompanhá-lo subindo no estrado, aquela estrutura de madeira acima do nível do chão que apoiava e rodeava a grande estátua.