Secretária de saúde Natália Mandarino participa do inicio da campanha de vacinação antirrábica de São Luís

Na tarde da última sexta-feira (09), a Dr.ª Natália Mandarino deu partida a mais uma campanha de vacinação canina antirrábica em massa, desta vez, sendo realizada de casa em casa.

Unidade de Vigilância em Zoonoses de São Luís/MA
Campanha Antirrábica Canina e Felina/ NOTA

A Raiva é uma zoonose de grande importância para a Saúde Pública, com uma letalidade de aproximadamente 100%. É transmitida pelo vírus presente na saliva de animais mamíferos infectados por meio de mordeduras, lambeduras, arranhões entre outros. Apresenta dois ciclos de transmissão, o Urbano, que ocorre principalmente entre cães e gatos e é de grande importância nos países do terceiro mundo, e o Silvestre, que ocorre entre morcegos, macacos e raposas. Na zona rural, a doença afeta animais de produção como bovinos, equinos e outros mamíferos. Necessita, portanto, de controle e vigilância constante dos órgãos de competência.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, através da Unidade de Vigilância em Zoonoses, vem realizando desde 2013 a Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Canina e Felina, na modalidade “Casa a Casa”, atingindo dessa forma, um maior número de animais e consequentemente uma cobertura vacinal acima de 80% dos cães e gatos domiciliados. Justifica-se, portanto a necessidade de continuidade no controle da cobertura vacinal como medida de profilaxia da Raiva Humana e Animal, atendendo assim, uma das prerrogativas do SUS como agente de Saúde Pública.

Em São Luís/MA, a Campanha Antirrábica Canina e Felina iniciará dia 09 de Outubro e tem data prevista para término em 28 de Novembro de 2020. Os dias obedecerão ao cronograma abaixo. Nesta ação estão envolvidos 228 profissionais entre Médicos Veterinários, Agentes de Saúde e Motoristas, todos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

Cronograma da execução

Distrito Sanitário – 1: CENTRO (2 dias) 09 e 10/10/2020;
Distrito Sanitário – 2: ITAQUI – BACANGA (3 dias) 16,17 e 23/10/2020
Distrito Sanitário – 3: COROADINHO (3 dias) 24,29 e 30/10/2020;
Distrito Sanitário – 4: COHAB (3 dias) 31/10 e 05,06/11/2020
Distrito Sanitário – 5: BEQUIMÃO (2 dias) 07 e 12/11/2020;
Distrito Sanitário – 6: TIRIRICAL (4 dias) 13,14 e 19/11/2020;
Distrito Sanitário – 7: VILA ESPERANÇA (3 dias) 21, 27 e 28/11/202

Luz Marina Xavier Guimarães
Coordenadora DA UVZ

A secretária tomou a decisão de fechar a gestão com esse ato de cuidado aos animais. Seguindo todos os protocolos de segurança e por ordem do prefeito Edivaldo Holanda Jr, essa campanha visa imunizar os animais do Município de São Luís.

Um saldo positivo disso é que nos primeiros dias da campanha, sexta-feira e sábado, houve a quebra de um novo recorde quanto ao Distrito Centro. Na última campanha realizada foram vacinados apenas 9327 animais, e nesta, ocorreu a vacinação de 14318 animais, demonstrando assim que a população está efetivamente participando abrindo as suas portas para que agentes possam realizar seus trabalhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: