PSDB, SOLIDARIEDADE, PROS | Brandão conquista novos partidos para sua base de apoio
O governador Carlos Brandão (PSB) aproveita sua estada em Brasília para reforçar ainda mais sua base de sustentação política. Através de sua rede social, o chefe do Executivo estadual disse que esteve reunido o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite tratando da reorganização da legenda no Maranhão, o ex-prefeito de Imperatriz e atual secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, reassumirá o comando do PSDB no Maranhão.
O partido, à nível nacional, está federado com o Cidadania.
O retorno de Madeira ao diretório regional tucano – que era dirigido pelo empresário Inácio Melo, candidato derrotado no pleito do ano passado e esposo da senadora Eliziane Gama (PSD) – passou por uma articulação feita pelo próprio governador Carlos Brandão (PSB), que está em Brasília tratando de interesses do Estado e, é claro, fazendo política.
https://twitter.com/carlosbrandaoma/status/1630975243593318411?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1630975243593318411%7Ctwgr%5E1a0e0a3e147277b398ac429770c4a172458fad06%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fosvaldomaya.com.br%2Fwp-admin%2Fpost-new.php
Ainda na capital federal, Brandão reuniu com os presidentes do PROS, Eurípede Júnior, e do Solidariedade, Paulinho da Força, legenda que tiveram a fusão aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral recentemente e passaram a fazer parte da base de apoio do seu governo. Desta forma o governador do Maranhão ampliar ainda mais o rol de legendassem torno de sua gestão.
O governador comemorou o apoio. “Assumi o Governo com o compromisso de trabalhar para todos os maranhenses e firmar parcerias com todos aqueles interessados em levar mais desenvolvimento e inclusão social ao Maranhão. O ingresso do PROS e do Solidariedade nesse projeto vem fortalecer o nosso trabalho em prol de todos os maranhenses”, destacou.
https://twitter.com/carlosbrandaoma/status/1630960068970663937?s=20
Atualmente, Solidariedade conta com quatro deputados federais e o Pros com três. Ambos os partidos não conseguiram atingir a cláusula de barreira, sem alcançar esta clausula os partidos ficam sem acesso ao fundo partidário e sem o direito de veicular propaganda gratuita em rádio e TV durante as campanhas eleitorais.
Segundo a Lei dos Partidos Políticos, “é livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos cujos programas respeitem a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana”.
O governador reorganiza e reestrutura sua base política e partidária e busca possivelmente uma sigla para chamar verdadeiramente de sua, uma vez que no PSB maranhense quem dita as regras é o senador licenciado e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Uma possível federação e até fusão entre PSB e PDT também é encarada como motivo para que Brandão deixe o ninho socialista.
Partidos para abrigar o governador, vale destacar, é o que não falta.