Notícias

PRF flagra condutor de veículo de carga, despejando resíduos em vegetação nativa nas margens da BR-230, entre Balsas e Riachão/MA

Por volta das 11h40min de terça-feira (27), no km 420 da BR-230, entre Balsas e Riachão, uma equipe PRF realizava ronda ostensiva de fiscalização de trânsito quando, no km 420, flagrou um veículo de carga, um Ford/Cargo 2629 6×4, cor branca, despejando resíduos nas margens da rodovia, em vegetação nativa.

Quando perguntado, o autor afirmou que estava realizando a limpeza do compartimento da carga, esta se tratava de argamassa (mistura de areia, cimento e aditivos químicos). Para isso, ejetava água no compartimento e, em seguida, despejava a água com os resíduos remanescentes na vegetação.

Ainda, que nunca recebeu orientação da empresa quanto à essa ação, que não sabia que era proibida a ação de limpeza e derramamento na vegetação, e que já havia feito a mesma operação em outras diversas oportunidades, assim como os demais motoristas da empresa na qual ele trabalha. No local do despejo, a equipe constatou que era concreto, e não apenas “água com os resíduos remanescentes de concreto”.

Em medição realizada no local, verificou-se que o concreto despejado tinha aproximadamente três metros de comprimento por um metro de largura e vinte e dois centímetros de altura, que se solidificou em volta de uma árvore e demais vegetações ao redor dela.

A equipe aplicou os autos de infração de trânsito relacionados com irregularidades do veículo, este foi liberado para apresentação posterior com as devidas regularizações. Além disso, o fato presenciado foi comunicado ao órgão ambiental do município de Balsas/MA, qual seja, Secretaria de Meio Ambiente, bem como ao órgão ambiental federal (IBAMA) para análise e apuração das possíveis autuações pela degradação ambiental.

Foi confeccionado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor do autor, que se comprometeu a comparecer perante a autoridade judiciária assim que for convocado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *