Polícia Rodoviária Federal encerra a Semana Nacional de Trânsito no Maranhão com um Comando de Saúde Preventivo para caminhoneiros
Entre os dias 18 e 25 de setembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou no Maranhão a Semana Nacional de Trânsito (SNT), uma campanha anual que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito. Com o tema “A paz no trânsito começa por você”, durante os oito dias a PRF intensificou as ações educativas e de fiscalização, principalmente por meio de parcerias com outros órgão e instituições que compõem o Sistema Nacional de Trânsito.
Nesta quarta-feira (25), para marcar o encerramento da SNT, a PRF realizou em todo o Maranhão Comandos Preventivos de Saúde voltados a motoristas profissionais. As ações aconteceram simultaneamente em todas as seis Delegacias da PRF espalhadas no estado e foram desenvolvidas em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, que disponibilizaram médicos e profissionais de enfermagem.
A aferição da pressão arterial dos motoristas foi o foco do Comando realizado. Além disso, ainda foram disponibilizados outros serviços, como a verificação da glicemia, testes rápidos, farmácia básica, vacinação, dentre outros. Mais de 150 caminhoneiros foram atendidos e mais de 300 testes de saúde foram realizados.
Dados preocupantes
Sabe-se que a profissão de motorista profissional impõe, muitas vezes, um ritmo de vida incompatível com a adoção de cuidados pessoais com a saúde, como alimentação, descanso, exercícios físicos, visitas médicas, convívio social, etc. Conforme dados da Pesquisa do Perfil dos Caminhoneiros da Confederação Nacional de Transportes (CNT) de 2019, apenas 42,6% procuram profissionais de saúde para prevenção e 85,3% do total de caminhoneiros não possuem plano odontológico.
O levantamento apontou ainda que o caminhoneiro tem idade média de 44,8 anos e tempo de profissão de 18,8 anos. Em média, eles rodam 8.561,3 quilômetros por mês e trabalham 11,5 horas por dia.