Polícia Militar retira invasores do Condomínio Piranhenga no Pindorama
Na manhã deste sábado (23) a PMMA foi acionada para retirar invasores do Condomínio Piranhenga do Minha Casa Minha Vida, próximo ao Sítio Piranhenga, no Pindorama.
Na noite da última sexta o comando da 2ª USC foi informado que haviam pessoas nas proximidades do condomínio, o comandante da unidade major Serra deslocou-se té o local onde encontrou um grupo de aproximadamente 50 pessoas. E após conversa com os mesmos eles dispersaram. No entanto, ficaram 2 viaturas no local para.
Pela manhã um grupo de aproximadamente 800 pessoas, entre eles mulheres e crianças, invadiram os apartamentos. Os policiais da 2ª USC que estavam no local chamaram reforço que veio de diversos batalhões da ilha entre eles 1º BPM, 6º BPM, 8º BPM, 9º BPM, 13º BPM, BPRV, Cavalaria, 20º BPM, 21º BPM, 22º BPM e 1ª USC. Ao todo mais de 120 policiais participaram da operação, inclusive com o apoio do Helicóptero do Centro tático aéreo CTA.
A negociação inicial foi feita pelo Coronel Alexandre, comandante do CPAM 1, acompanhado do comandante da 1ª USC major serra e do comandante do 8º BPM major Clodoaldo, no entanto os invasores se recusaram a deixar o local.
Foi então acionado o Batalhão de Choque e o BOPE que cercaram o local e diante da insistente recusa dos invasores, que inclusive investiram contra os policiais com pedras, paus e foguetes, foi necessário o uso da força para dispersá-los.
Foram presas 4 pessoas, sendo uma delas um dos lideres do movimento. O policiamento no local permanecerá reforçado para evitar novas invasões.
Os imóveis fazem parte do Residencial Jomar Moraes, na área do Parque Pindorama, e estão destinados a beneficiários de baixíssima renda que moravam em palafitas e já foram sorteados.
O clima ficou bastante tensão no local. A PM foi acionada e conseguiu retirar os invasores. Alguns já haviam até marcados unidades com seus nomes.
A Secretaria de Estado das Cidades e Urbanismo (Secid) – responsável pela entrega dos apartamentos – manifestou-se em nota.
A Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano informa que as obras do Residencial Jomar Moraes ainda estão em fase final de conclusão.
Os beneficiários, já cadastrados e aprovados pela Caixa Econômica Federal, são de baixíssima renda e parte deles foi removida das palafitas do PAC Rio Anil.
Acompanhados pelo Setor Social da Secid, a Polícia Militar do Maranhão trabalha para evitar a ocupação, que é criminosa.
A tentativa de ocupação deste sábado é criminosa e já está sendo investigada pela Secretaria de Segurança Pública.