HU-UFMA informa que colaborador tem dupla infecção por Covid-19 e influenza, tem sintomas leves e está em isolamento domiciliar
Em nota divulgada em suas redes sociais na noite desta segunda-feira (10), o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) negou que haja um caso de dupla infecção por Covid-19 e influenza, conhecida como flurona, em tratamento na instituição. De acordo com o informe, entre os colaboradores afastados por síndromes gripais, um notificou quadro de coinfecção (dupla infecção ou flurona) e segue com sintomas leves, em isolamento domiciliar.
O HU-UFMA informou que 140 colaboradores, entre funcionários e estudantes, estão afastados oficialmente, com quadro de síndrome gripal.
Dos casos registrados, 12 foram de Covid-19, um de influenza e um de Covid-19 e influenza. O hospital explica que os profissionais que apresentam síndromes gripais formalizam a notificação e são imediatamente afastados para investigação do caso.
“Com cautela e todos os cuidados sanitários possíveis, vamos vencer mais essa batalha. Contamos com todos para continuarem tomando todas as medidas de segurança”, diz o trecho final da nota do HU-UFMA.
O que é a Flurona?
Flurona é um termo popular utilizado para descrever o caso de pessoas que apresentam COVID-19 e gripe ao mesmo tempo, em que “flu” se refere ao vírus da gripe (Influenza) e “rona” se refere ao coronavírus. Como consequência de haver dois tipos de vírus, é possível que a pessoa apresente ao mesmo tempo, em alguns casos, sinais e sintomas das duas doenças.