Notícias

Forças de segurança, SHPP, SEIC, GRT e PMMA coordenadas pela Delegacia Geral prendem agiota que matou agente da SMTT no João Paulo

Uma operação coordenada pela Delegacia Geral e Delegacia Adjunta Operacional, policiais das Inteligência da Secretaria de Segurança Pública realizaram na tarde deste sábado(24) a prisão do homicida Edgar Costa Nogueira, vulgo carioca, a ação contou com o apoio da SHPP, SEIC, GRT, equipe Charlie I, e equipe coruja 4 da DIAE PMMA.

Edgar Costa, conhecido como “Carioca”, é o autor confesso do homicídio do agente da SMTT, Wiryland Oliveira, no bairro João Paulo, o assassino estava escondido na rua dom Pedro I, número 13, Vila Piçarreira, em São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís.

O agente de trânsito Wiryland Oliveira, de 40 anos, foi assassinado durante uma operação de guinchamento de uma Mercedez Bens C180 TURBO, placa OSM 2C44, de cor branca, no bairro do João Paulo, em São Luís. O crime ocorreu na manhã deste sábado, 24, testemunhas contaram que uma equipe da SMTT estava removendo o veículo, que estava estacionada em local proibido, quando surgiu um desentendimento entre o agente de trânsito e Edgar(Carioca) que seria condutor do veículo, quando a situação já estava aparentemente superada, insatisfeito com a ação, Edgar sacou uma arma de fogo e efetuou o disparo pelas costas do agente, resultando em sua morte no local. Dois agentes de trânsito que também estavam presentes no momento conseguiram sair ilesos, mas, o homicida ainda correu atrás de uma agente feminina para tentar matá-la. Após cometer o crime, Edgar Costa fugiu do local.

Assassino confessa que matou o agente da SMTT

No momento de sua prisão, Edgar Costa, conhecido como “Carioca”, ao ser perguntado por policiais se ele teria matado agente de trânsito Wiryland Oliveiro, friamente, confessou ser o autor do homicídio do agente da SMTT. Em depoimento aos policiais, ele admitiu ter disparado a arma de fogo, que ceifou a vida do servidor público.

A arma do crime

Após sua prisão e ter confessado o crime, Edgar Costa o “Carioca” e seu irmão levaram os policiais até o local onde estava escondida a arma usada para matar o Agente da SMTT, um revolver calibre .38 e quatro munições, que não foram deflagradas, o irmão do investigado também foi conduzido à superintendência, ele teria sido o responsável em enterrar a arma.

Agiotagem 

Durante a investigação, foram encontradas agendas pertencentes a Edgar, revelando uma complexa teia de negócios escusos relacionados à agiotagem. As anotações nas agendas continham informações detalhadas sobre devedores e sugeriam envolvimento em empréstimos ilegais e cobranças muitas vezes violentas.

As autoridades estão decifrando essas anotações em busca de mais evidências para desvendar toda a extensão das atividades ilegais supostamente ligadas ao suspeito. Edgar Costa está sob custódia policial. A prisão representa um avanço significativo nas investigações, que visam esclarecer todas as conexões e levar justiça aos envolvidos no crime.

Prisão Preventiva

Atendendo representação da Polícia Civil, o juiz Reginaldo de Jesus Cordeiro Júnior, respondendo pelo Plantão Criminal, decretou a prisão preventiva de Edgar Costa Nogueira, vulgo “Carioca” autor do homicídio do agente de trânsito.

Na representação encaminhada a justiça pela Polícia Civil, pedindo a prisão do autor do crime, consta o relato de  três testemunhas que também foram vítimas de “Carioca”, que prestaram depoimento a Polícia e contaram como tudo aconteceu. O motorista do Guincho e os dois agentes de trânsito Valdenir Aroucha Gomes e Lígia Maria da Silva Sousa presenciaram o crime.

“Compulsando os autos, verifca-se que Ligia Maria da Silva Sousa, agente de trânsito, afrmou que estava em uma ronda de rotina com a vítima e o também agente de trânsito Valdenir Aroucha Gomes quando, em um determinado momento, avistaram um veículo, uma Mercedez Bens C180 TURBO, placa OSM 2C44, estacionada em local proibido. Afrmou que entraram em contato com o guincho para que fosse realizada a remoção do veículo, de acordo com o procedimento padrão. Quando metade do veículo já se encontrava na prancha para subir para o guincho, narrou que o EDGAR apareceu, tendo este insistido, inicialmente, em retirar o automóvel do local, bem como informado que não possuía habilitação. Afrmou que EDGAR apresentou um comportamento um pouco agressivo ao ver o seu carro ser rebocado, mas depois das explicações de como poderia retirá-lo, mostrou-se aparentemente mais calmo. Complementou que estava flmando a ocorrência, porém em um certo momento deixou de flmar por achar que o assunto já estivesse resolvido. Ocorre que, logo depois, narrou que presenciou o momento em que o autor sacou da cintura uma arma de fogo e disparou na direção da vítima, que caiu ao chão imediatamente. No momento do disparo afrmou que o autor estava posicionado por trás da vítima, que quando vai virando o rosto após o autor dizer algo, recebe o disparo e cai imediatamente. Após o disparo, complementou que observou o autor apontar a arma para o motorista do guincho e ao outro agente, tendo corrido atrás deles, que logo saem correndo. Logo após, afrmou que o autor deu a volta no guincho e iniciou uma perseguição à ela (Lígia), que correu em direção à loja Hidroluz, aonde escondeu-se. Ao fnal, asseverou que o autor evadiu-se do local, tomando rumo ignorado. Ademais, que reconheceu o autor, sem nenhuma dúvida, a partir das fotos retiradas de dados da IDENT/MA.”

Clique aqui e confira a íntegra da decisão.

Um outro fato que chamou atenção é que Edgar Costa Nogueira, (Carioca), assassino confesso do agente SMTT Wiryland de Oliveira, não possui CNH –  Carteira Nacional de Habilitação, o mesmo sem possuir carteira de motorista dirigia por toda a São Luís sem ser abordado.

Depois de receber voz de prisão, Edgar Costa o “Carioca” foi conduzido ao Plantão da Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP), onde foi ouvido formalmente, a autoridade policial realizou todos os procedimento legais, inclusive colocando o autor do homicídio a disposição da justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: