Esgoto? Água escura despejada direto na praia do Calhau, em São Luís

Uma água escura, de odor incômodo, que aparentemente parece ser esgoto, percorre uma extensa faixa de areia até se encontrar com o mar. Essa cena é uma velha conhecida do Rio Calhau, nas proximidades do Parquinho da Litorânea. E nesta semana o flagrante se repete.

Um líquido de cor preta que deságua na Praia de São Marcos tem sido motivo de preocupação e indignação de banhistas e ambientalistas preocupados com a preservação das praias de São Luís. O Rio Calhau é localizado em uma área urbana. Corta diversos condomínios localizados na região. E está localizado numa das praias mais movimentadas da cidade.

Ainda não se sabe que tipo de poluição tem deixado o rio nessas condições e nem tampouco os impactos ao meio ambiente. Essas perguntas serão respondidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Ela foi acionada após um vídeo que mostra a poluição na área viralizar via Whatsapp. E mandou testar a água.

De acordo com a Sema, um teste foi feito na última segunda-feira (14), mas o resultado ainda não foi concluído. Uma equipe vai juntamente com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) fazer um outro teste na tarde desta terça-feira (15) e será verificado também a origem do problema.

O vídeo

Um vídeo tem circulado na internet sobre o despejo de resíduos na praia de São Marcos. Na ocasião um pescador esportivo, conhecido como Giovanni Trevisan, mostra aparentemente um esgoto que começa no sentido do parquinho da Litorânea e vai de encontro ao mar.

Durante o vídeo o Giovanni se mostra bastante preocupado com a situação. O pescador mostra um peixe Robalo, onde afirma que é uma espécie muito resistente a qualquer tipo de poluição, mas estava morto.

Veja:

Praias estão impróprias

Segundo a Caema, foi informado que vai ser apurado as reais causas do despejo irregular de esgoto no Rio Calhau e tomar as providências cabíveis.

Todo despejo de esgoto só contribuiu com que as praias continuem impróprias para banho. De acordo o último laudo de balneabilidade das praias divulgado pela Sema na última sexta-feira (11), todos os 22 pontos onde foram coletadas amostras, estão impróprios para banho.

Foram coletadas e analisadas as amostras nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Confira a lista de praias impróprias para banho:

Por: Lucas Prazeres – O Imparcial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: