Escola do Legislativo promove cursos nas áreas de informática e eletricidade
Com o intuito de promover a formação contínua para os servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, a Escola do Legislativo (Elema) iniciou na manhã desta segunda-feira (12) os cursos de Informática Básica e de atualização sobre a Norma Reguladora nº 10 (NR-10), que define os cuidados com serviços de eletricidade. As aulas também são direcionadas para o público externo que tenha interesse de ampliar conhecimentos nas temáticas.
O curso de Formação Básica em Informática foi desenvolvido para atender às necessidades das pessoas que não possuem familiaridade com o computador e outros dispositivos tecnológicos. Dessa forma, o conhecimento obtido será utilizado por aqueles que desejam ter as ferramentas básicas para utilizar em um curso de ensino superior ou no mercado de trabalho.
“Esse curso tem a finalidade de instruir, atualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre o uso do equipamento. São sete módulos a serem trabalhados”, destacou Alessandro Freitas, facilitador da formação.
Entre os tópicos a serem abordados no curso, estão Introdução à Informática, Windows, Digitação, Word, Excel, Internet e Power Point. As aulas se encerrarão na quinta-feira (15).
Norma
Também nesta segunda-feira, foi iniciado o curso de Segurança e Instalações em Serviços de Eletricidade, com foco na atualização da Norma Reguladora nº 10 (NR-10), desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai). As aulas, ministradas pelo facilitador Willy Carvalho Lima, serão realizadas até a sexta-feira (16).
A norma estabelece as condições exigíveis para garantir a segurança do pessoal envolvido com o trabalho em instalações elétricas, em seu projeto, execução, reforma, ampliação, operação e manutenção, bem como segurança de usuários e terceiros. Seu principal objetivo é a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Entre os tópicos a serem abordados no curso, estão introdução à segurança com eletricidade; técnicas de análise de risco; medidas de controle do risco elétrico; equipamentos de proteção individual e coletivo; entre outros assuntos.
“Realizamos aqui na Casa vários serviços que interagem direta e indiretamente com a eletricidade. Então, os profissionais precisam desse curso e dessa certificação, garantindo assim a saúde e segurança daqueles que atuam nessa tarefa”, afirmou o engenheiro de Segurança do Trabalho Isaac Oliveira, servidor que atua no Núcleo de Instalação Predial da Assembleia.