Notícias

Defensor Público é empossado como presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão

O defensor público Thiago Josino  Carrilho de Arruda Macêdo, que é coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), foi empossado como presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão (Copen). No órgão, ele tem assento pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Maranhão.

O novo presidente substituirá a diretora da Casa da Mulher Brasileira (CMB), a advogada e filósofa Susan Lucena, que ocupou o cargo por 2 anos. Na solenidade, realizada na Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), estiveram o secretário estadual de Segurança Penitenciária, Murillo Andrade, e a defensora pública com atuação no nosso Núcleo de Execução Penal, Suzana Camillo, bem como outros conselheiros.

Na ocasião, já como presidente do colegiado, empossou o vice-presidente, o advogado Gerson Lélis Costa e o novo conselheiro titular, o defensor público federal Gioliano Damasceno. Thiago Josino é pós-graduado em Direito Público e em Educação em Direitos Humanos, ele compõe o Conselho Penitenciário desde 2016.

O Conselho Penitenciário é um órgão consultivo, fiscalizador e propositivo da execução da pena, e faz a intermediação entre o poder Executivo e o Poder Judiciário. Como órgão técnico, tem como função zelar pelos interesses da justiça e, ao mesmo tempo, pelos interesses e direitos dos condenados, presos ou egressos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *