Confira a relação dos candidatos a vereador favoritos para alcançar a vitória em São Luís
Faltando três dias para a eleição municipal, o site www.diegoemir.com do jornalista Diego Emir, faz uma análise minuciosa e traz um detalhado prognóstico com nomes de candidatos que provavelmente podem alcançar a vitória na eleição de domingo e uma cadeira na Câmara de Vereadores de São Luís, veja a relação e consequente distribuição de vagas por partidos ou Federações.
O PSB de Duarte deve ser o campeão de votos, mas o PSD de Eduardo Braide também vem forte na briga por vagas no parlamento.
É necessário registrar que esses dados não são oriundos de uma pesquisa eleitoral, mas sim de uma projeção do site www.diegoemir.com, baseado no volume de campanha, assim como cruzamentos de dados de resultados eleitorais das últimas eleições.
Veja como deve ficar a distribuição e os nomes favoritos:
PSB – 6 ou 7 vagas
Paulo Victor, Nato Júnior e Octávio Soeiro são considerados unanimidade como vitoriosos, e logo em seguida vem um batalhão em busca das demais vagas ou das primeiras suplências. É o caso de Álvaro Pires, Marlon Botão, Marcelo Poeta, Pavão Filho, Silvana Noely, Concita Pinto e Marcial Lima que puxam esse pelotão.
Umbelino Júnior, Ivaldo Rodrigues, Ribeiro Neto, Rose Sales, Foca e Sá Marques devem contribuir para aumentar o quociente eleitoral e quem sabe o PSB chega a 7 vagas. O Wesley Sousa fora do radar dos que podem ser os mais votados, pode surpreender se uma parcela da população que silencia sobre a eleição, resolver a votar no candidato.
PSD – 5 ou 6 vagas
Partidos dos candidatos majoritários tendem a receber mais votos de legenda e com a provável vitória de Eduardo Braide no primeiro turno e com um percentual de 60%, levando em consideração a eleição passada, o partido pode ter quase um vereador eleito com voto de legenda. Isso ajudaria os demais concorrentes.
Daniel Oliveira e Clara Gomes são cotados como garantidos. Logo em seguida vem uma briga que tem Marcos Castro, Armando Costa, Karla Sarney, Dr Joel, Douglas Pinto, Chaguinhas, Alex Paiva e Severino Sales.
Vale destacar que ficar na primeira suplência não é péssimo negócio nesse partido, pois com a vitória de Braide, pode ser que ele chame Dr Joel novamente para SEMUS ou outro eleito para compor o secretariado e naturalmente abriria uma vaga.
No PSD, João do Som e Zeca da Cultura também ajudam a aumentar a votação do partido.
Federação PT/PCdoB/PV – 2 ou 3 vagas
Com poucos candidatos na disputa, a Federação pode surpreender diante da votação dos principais concorrentes. Fátima Araújo, Coletivo Nós, Andrey Monteiro e Astro de Ogum são os mais fortes para conquistar as vagas.
Mas Raul Fagner, Honorato Fernandes e Chocolate também podem surpreender.
União Brasil – 2 vagas
O partido do provável “espoca urna” de São Luís, tem duas vagas garantidas, uma que pode ser feita pelo Marquinhos, que é considerado favorito para ser o mais votado e a segunda que deve ser de Thay Evangelista.
Mas outros nomes tentam surpreender e garantir uma terceira vaga. É o caso de Armando Brandão, Joabson Júnior e Ricardo Diniz.
PP – 2 ou 3 vagas
Os Progressistas tem dois nomes considerados super favoritos – Édson Gaguinho e André Campos. Os demais estão na briga por uma sonhada terceira vaga que pode ser de Antônio Garcez, Tati Pereira e Anderson Borges.
Podemos – 2 ou 3 vagas
No Podemos, Fábio Macedo Filho é de longe o favorito, os demais parecem todo no mesmo nível eleitoral, o que torna o partido imprevisível, mas com chances de surpreender, assim como foi o PMN de 2020, que não tinha grandes nomes, mas sim, vários com 2 a 3 mil votos.
Portanto, Raimundo Júnior, Kenaz Cristian, Dr Wellington, Sebastião Albuquerque, Fábio Viegas, Wendel Martins e Kátia Lobão também estão na briga.
PRD – 2 vagas
Thyago Freitas é o dono da primeira vaga e logo em seguida Rommeo Amim, Joãozinho Freitas, Anderson Martins, Analamacia Brito e Zeca Medeiros tentam a segunda vaga.
Avante – 2 vagas
Beto Castro, cotado para ser um dos mais votados, fará garantir que o partido tenha condições de buscar a segunda vaga que é disputada por Riba da Forquilha, Amauri da Farmácia, Júnior Nazaré e Pé no Chão.
Republicanos – 2 ou 3 vagas
Dr Gutemberg é o favorito, em seguida vem Rosana da Saúde com o apoio da Igreja Universal, se a terceira vaga aparecer pode ser disputada por Liviomar Macatrão e Mari Costa, mas, Carlivan Braga também busca um espaço entre os eleitos.
PDT – 1 ou 2 vagas
Raimundo Penha tem a certeza de sua eleição, mas os pedetistas querem uma segunda vaga que é busca por Enfermeiro José Carlos, Professor Carlinhos, Lulu Tibiri e outros.
PL – 1 ou 2 vagas
Aldir Júnior seguido de Eduardo Andrade são os mais cotados, mas, vai depender do engajamento dos demais bolsonaristas para garantir a segunda vaga. Flávia Berthier, Felipe Arnon, Rejanny Braga, Mateus do Beiju, Tiririca do Maranhão e Zaqueu Barros, também brigam por espaço.
MDB – 1 ou 2 vagas
O partido do irmão do governador Carlos Brandão (PSB), Marcus Brandão, mas que apoia Braide, pode ser uma grande decepção e eleger apenas Cléber Verde Filho, mas Ciro Nolasco, Thiagão Austríaco, Cezar Bombeiro e Irmão Dijé estão em busca da segunda vaga ou quem sabe surpreender.
DC – 1 vaga
Edimar Gomes e Enfermeira Goretti disputam a vaga.
Federação PSDB/Cidadania – 1 vaga
Chico Carvalho é o que possui maior volume para ser eleito nessa Federação e garantir um nono mandato. Mas Alexandra Gama, cunhada da senadora Eliziane Gama tem aumentado o volume de campanha na reta final.
Novo – 0 ou 1 vaga
O partido dificilmente deve alcançar o quociente eleitoral, mas se chegar lá, Diogo Gualhardo, Juvêncio Júnior e Fábio Henrique são os que brigam pelo primeiro lugar.
Por Diego Emir (editado)