Começa segunda-feira(16) o serviço de coleta seletiva domiciliar por agendamento em São Luís

A coleta seletiva porta a porta se tornará realidade em São Luís. O serviço começa a ser prestado na próxima segunda-feira dia 16. A implantação da coleta seletiva porta a porta faz parte da macropolítica de gestão de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo, reforçando os índices de reciclagem de São Luís, que hoje é o maior de toda a região Nordeste. População deve ficar atenta sobre como funcionará o serviço.

COLETA SELETIVA

O serviço de coleta seletiva porta a porta funcionará por meio de agendamento. O número disponibilizado para ligar ou mandar mensagem de texto, informando que dispõe de resíduo reciclável para a coleta também é WhatsApp: (98) 99188-9990. A partir disto, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana terá um prazo de três dias para recolher o resíduo na residência do cidadão. A coleta ocorrerá de segunda-feira a sábado, você poderá destinar papel, papelão, plástico e metal para a reciclagem, as equipes vão recolher direto na sua casa!

A partir desta segunda-feira (16), agende pelo WhatsApp: (98) 99188-9990, para ter acesso ao serviço, é necessário que o cidadão cumpra alguns requisitos básicos. É possível solicitar a coleta seletiva quando a quantidade de material acumulado for igual ou superior a 100 litros, ou seja, um saco de lixo grande. A partir disto, o interessado deve entrar em contato, informando o local de coleta e as demais informações solicitadas.

 

O serviço é exclusivo para os cidadãos, considerados pequenos geradores. Empresas e demais grandes geradores devem entregar seu material reciclável diretamente às cooperativas de catadores de materiais recicláveis cadastradas na Prefeitura.

O material não deve ser disposto na rua, pois a equipe da coleta seletiva vai bater na porta do cidadão para receber o material. No caso de quem mora em apartamento ou condomínio fechado, o agente de limpeza urbana responsável pela coleta irá pedir para a portaria interfonar. O veículo da coleta seletiva será devidamente identificado.

De acordo com a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, o início da coleta seletiva porta a porta é um novo marco da gestão de resíduos sólidos em São Luís. “Ela é a culminância de todo o planejamento que temos executado desde o início da primeira gestão do prefeito Edivaldo, quando a gestão de resíduos sólidos em São Luís foi profissionalizada, os serviços foram aprimorados e ampliados com ações transversais entre a limpeza urbana e a preservação ambiental, da saúde pública e o incentivo às cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A coleta seletiva porta a porta vem fortalecer todo este trabalho que está sendo executado pela gestão municipal”, disse.

SAIBA MAIS

Como fazer a separação dos resíduos?

Os geradores domiciliares devem segregar os resíduos domésticos da seguinte forma:

– Recicláveis secos:

São os que podem ser reciclados, como papel e papelão limpo, plástico, vidro e metal. Estes resíduos são os que serão recolhidos pela coleta seletiva. Estes materiais podem ainda ser entregues voluntariamente em um dos Ecopontos de São Luís, que recebem ainda restos de materiais de construção, poda e capina e domésticos, lixo eletrônico, óleo de cozinha e outros resíduos.

– Não recicláveis/orgânicos:

São os indiferenciados, como louça, papel higiênico e fralda descartável, alimentos, como vegetais e frutas, além de palitos de madeira e papéis engordurados. Estes resíduos não poderão ser deixados em espaços públicos e precisam ser acondicionados em sacos plásticos e colocados na porta do domicílio apenas nos dias de coleta, cerca de duas horas antes da passagem do caminhão para o recolhimento.

SAIBA MAIS

Como solicitar o serviço da coleta seletiva?

Solicite a coleta seletiva quando a quantidade de material acumulado for igual ou superior a 100 litros, ou seja, 1 saco de lixo grande.

Qual o número para agendamento?

(98) 99188-9990

Informe o local de coleta e as demais informações solicitadas.

Quem pode solicitar?

Os cidadãos, pequenos geradores. Empresas e demais grandes geradores devem entregar seu material reciclável diretamente às cooperativas de catadores.

Como é realizada a coleta do material?

Durante o atendimento pelo telefone, a sua coleta seletiva será agendada com o prazo para retirada do material em até 72h, de segunda-feira a sábado. O material não deve ser disposto na rua, pois a equipe da coleta seletiva vai bater em sua porta para receber o material ou pedir para sua portaria interfonar, caso você more em condomínio. O veículo da coleta seletiva é devidamente identificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: