Câmara de São Luís terá 33 vagas de vereadores na disputa eleitoral de 2024
O número de vereadores de São Luís deve aumentar para as próximas eleições. Um projeto de lei que irá tramitar na Câmara Municipal deve aumentar de 31 para 33 parlamentares na capital. Isto será possível porque aumento o número de habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pelos dados do IBGE, São Luís tem 1,109 milhão de habitantes. Esta população deve ser maior porque os números são referentes da 2020 e como o censo demográfico ainda está em curso, os dados podem ser diferentes.
O fato é que, pela Constituição Federal, com esta quantidade de pessoas, a representatividade no parlamento deve ser maior. Segundo o artigo 29, cidades com até 1,050 milhão de habitantes devem ter 31 vereadores. Com mais do que isto e até 1,2 milhão, a Câmara deve ter 33 parlamentares.
A proposta é do vereador Chico Carvalho. Ele, cumprindo a regra, vai adaptar a lei para cumprir o que prevê a Constituição Federal.
Na Câmara, no entanto, os vereadores demonstra preocupação com o tema. A repercussão na sociedade é dúvida para os parlamentares. Mas como dito antes, a regra está na Constituição e São Luís tem que ter 33 vereadores a partir da próxima legislatura que se inicia em fevereiro de 2025.