Notícias

Autor do projeto, César Pires elogia memorial da Assembleia Legislativa

Por Marco D’Éça

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB) inaugurou nesta terça-feira, 18, o Memorial Parlamentar de Proteção ao Patrimônio Histórico e Documental da Casa; o espaço leva o nome de Zuleide Bogéa, primeira mulher a ser eleita deputada estadual no Maranhão.

A criação do Memorial se deu por Projeto de Resolução de autoria do então deputado estadual César Pires, ainda em 2016; na gestão do presidente Humberto Coutinho (PDT) a proposição virou lei, agora tornada realidade concreta por Iracema Vale.

“De tudo o que nós propusemos, duas coisas faltavam ser inauguradas, o Museu e o Memorial que Iracema inaugurou hoje. Ela resgatou esta história, e resgatou com dignidade e seriedade, por que reconheceu o nosso trabalho em tempos remotos”, agradeceu César Pires.

O nome de César Pires também consta da placa inaugural.

Ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, intelectual e pesquisador, César Pires levou para a Assembleia o resgate histórico do Parlamento, em todos os seus mandatos, de 2003 a 2022.

  • ele criou a Escola do Legislativo;
  • também criou a Biblioteca Sotero dos Reis,
  • é autor do projeto da Fundação Assembleia Legislativa
  • também criou o Museu da Assembleia e o Memorial.

Para Iracema Vale, a inauguração do Memorial é uma justa homenagem a Zuleide Bogéa, a primeira mulher eleita deputada estadual.

“É um ato que resgata a luta histórica das mulheres por ocupação de espaço de poder. Esse momento me faz ter a sensação de dever cumprido com o povo do Maranhão. Estou muito feliz, emocionada e grata a Deus por essa oportunidade”, afirmou a presidente.

Composto de 16 cenários, o memorial estará aberto de segunda-feira a sexta-feira, no horário de funcionamento da Casa, com visitas guiadas por um corpo técnico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *