“ARROZ GATE” | Aluisio Mendes assina requerimento para criação da CPI do Arroz
Deputados federais de vários partidos se articulam para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) para investigar o suspeitíssimo “leilão” do arroz da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), agora suspenso pelo governo Lula (PT).
O deputado federal Aluisio Mendes é um dos signatários da proposta de criação da CPI do Arroz, o parlamentar maranhense afirmou ser fundamental uma investigação para apurar as responsabilidades, Aluisio também fez questão de tornar público o seu posicionamento sobre o tema, fato que gerou inúmeras manifestações de apoio em suas redes sociais.
“Em aproximadamente dez dias depois do início das inundações no Rio Grande do Sul, quando o cavalo caramelo ainda aguardava resgate em cima de um telhado na cidade de Canoas, em 7 de maio, o governo anunciou que iria intervir no mercado e comprar 1 milhão de toneladas de arroz. R$ 7 bilhões em arroz importado, subsidiado e rotulado com a marca do governo federal.
Mas praticamente a totalidade da colheita gaúcha de arroz, que abastece 70% do consumo nacional, está segura, o que afasta qualquer risco de desabastecimento.
Nesse momento a CPI é urgente e fundamental para apurar as responsabilidades dessa decisão” afirmou Aluisio Mendes.
Diversos parlamentares afirmam ser necessário investigar o que realmente aconteceu, alegando que o caso pode revelar outras questões relacionadas à corrupção dentro do governo.
Até o momento, foram coletadas 130 assinaturas de deputados federais para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A CPI do Arroz já teria inúmeras pautas a serem analisadas e investigadas, afirmam os parlamentares. Para ser criada, a proposta precisa de 171 assinaturas na Câmara.