ÉTICO E ATUANTE | César Pires, uma trajetória de realizações e forte atuação parlamentar
Maranhense filho de Codó, o deputado estadual César Pires tem 38 anos de vida pública e é candidato à reeleição.
Na Universidade Estadual do Maranhão, foi professor do Curso de Medicina Veterinária, chefe do Departamento de Patologia, pró-reitor de Administração, pró-reitor de Graduação e Reitor por dois mandatos
Como reitor, autorizou e reconheceu o Curso de Formação de Oficiais (CFO), criou o primeiro Mestrado da UEMA e o primeiro Mestrado no interior do Maranhão, criou o Núcleo de Educação à Distância (NEAD), hoje UemaNet; autorizou e reconheceu todas as licenciaturas da UEMA em São Luís, construiu o Hospital de Medicina Veterinária da Uema.
Foi responsável pela implantação dos campi da UEMA em Codó, Santa Inês, Balsas e Açailândia. Interiorizou o Programa de Capacitação de Docentes (Procad), oportunizando a milhares de professores formação em nível superior.
Concursado como médico veterinário da Polícia Militar, participou da fundação da cavalaria e do canil da Polícia Militar. Também chefiou por muitos anos a Seção de Medicina Veterinária da PMMA.
Como médico veterinário, foi vice-presidente e presidente do Conselho de Medicina Veterinária e da Sociedade de Medicina Veterinária.
Foi coordenador setorial de Administração da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Gerente Regional da Região Tocantina
Como Secretário de Estado da Educação, criou e implantou o Diário Eletrônico da rede estadual de ensino, realizou seletivo meritório para professores, efetivou a promoção de milhares de educadores.
Ingressou no parlamento estadual em 2003 e na Assembleia Legislativa já foi terceiro secretário e primeiro secretário, e hoje é quarto vice-presidente.
Criou a Biblioteca Sotero dos Reis e a Escola do Legislativo, da qual foi o primeiro presidente. Foi primeiro ouvidor da Assembleia Legislativa. Presidiu a Comissão de Educação da Casa, o Museu da Memória do Legislativo e coordenou a elaboração da coletânea sobre a história do Legislativo Maranhense.
É autor da lei que criou o Fundo Estadual de Proteção aos Animais, para garantir recursos públicos às ONGs que atuam na defesa dos animais.
Também criou a lei que instituiu na rede estadual de ensino a capacitação de professores para conscientizar estudantes sobre o combate à violência infanto-juvenil.
Foi o primeiro parlamentar a propor a lei que impede o corte de energia nos fins de semana e véspera de feriados.
Sempre se posicionou a favor dos professores e dos policiais militares. Teve forte atuação na fiscalização dos recursos públicos e na cobrança de soluções para problemas nas áreas de infraestrutura, saúde pública e no transporte por ferry boats.
Sua trajetória de realizações na vida pública o credencia para disputar a reeleição neste dia 2 de outubro.
