Republicanos emplaca Gil Cutrim como novo diretor da Codevasf
Aprovada pelo Congresso Nacional em agosto deste ano para abrigar o Republicanos, a criação da diretoria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) voltada a Estratégias e Finanças já tem um escolhido: Gil Cutrim, do Republicanos do Maranhão, ex-deputado federal e próximo ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, seu correligionário.
A futura nomeação de Cutrim é mais um movimento de Lula (PT) para garantir maior governabilidade. A pedido do Planalto, a criação da nova diretoria da Codevasf foi incluída na Medida Provisória do reajuste salarial dos servidores. Assim, o número de diretores foi alterado de três para quatro.
Eleito deputado em 2018, pelo PDT, Cutrim teve que deixar a sigla no ano seguinte. Em 2021, filiou-se ao Republicanos. Em 2022, Cutrim obteve 53.675 votos e ficou na primeira suplência.
Antes de ir para Brasília, comandou a prefeitura da terceira maior cidade do Maranhão, São José de Ribamar. Neste período, assumiu a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão.
Atualmente, a Codevasf é presidida nacionalmente por Marcelo Moreira, engenheiro da Bahia ligado ao líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (BA). O Republicanos já indicou uma das superintendências da Codevasf em Pernambuco.
Outras concessões
No Republicanos, de Cutrim, a maior investida do governo foi nomeação de Silvio Costa Filho. Como resultado, a sigla tem dado um maior aval às propostas econômicas do governo. Em votações caras como a taxação de super-ricos e a Reforma Tributária, esteve 90% com o Planalto.
O partido espera indicar o comando da Fundação Nacional da Saúde. O órgão quase foi extinto este ano: Lula tentou redistribuir as funções para o Ministério das Cidades, de Jader Filho, mas o Congresso pressionou, e o governo recriou a fundação.
Informações de O Globo
