PRFs da Unidade Operacional de Porto Franco fazem vaquinha para custear tratamento de saúde de cadela
Baleia, a amiga fiel
A história que segue não é de acidente na rodovia, prisão de condutor embriagado, auxílio à usuário ou apreensão de drogas ou qualquer outro tipo de ocorrência policial, mas de um gesto de carinho e de respeito aos animais. Há dois anos, ao lado da UOP PRF de Porto Franco/MA, na BR 010, região tocantina, uma cadela deu a luz a três filhotes. Cuidando dos filhos, ela pouco saía em busca de comida e de água.
Alguns policiais observaram a presença do animal e sentiram a necessidade de colocar água e alimento para os novos vizinhos. E desde então, os bichinhos se hospedaram ali, e passaram a viver nos arredores do posto policial. Os filhotes foram adotados por usuários da via. A cachorra ficou sozinha novamente e logo foi batizada carinhosamente de “Baleia”, baseado no livro VIDAS SECAS, de Gracilianos Ramos.
Nos últimos dias, os policiais plantonistas observaram que Baleia não estava bem. Foi aí que uma PRF formada em veterinária, examinou o animal e constatou que ela apresentava um tipo de câncer. Imediatamente os agentes fizeram uma “vaquinha” entre eles e daí iniciou o tratamento da cadela. Após 15 dias, o quadro de saúde de Baleia é excelente e o ferimento já se encontra praticamente sarado.