Para Canindé Barros, ações da SMTT nas festas juninas contribuíram para um trânsito seguro
As ações efetivas da Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) foram determinantes para um trânsito seguro nos festejos juninos. As ações de trânsito ocorreram desde o início da temporada, que contou com 12 dias de programação cultural nos arraiais da capital, consistiram em orientação de tráfego, melhoria da fluidez, ajuda na travessia de pedestres e organização de estacionamentos.
Essas ações tiveram seu ponto alto nas festividades de bumba-meu-boi do Largo de São Pedro, bairro da Madre Deus, dia 29, e na grande festa de São Marçal, bairro do João Paulo, dia 30. Nas noites de sábado e domingo (30) o grande arraial da Praça Maria Aragão foi palco de dois grandes shows, destacando-se a Banda Mesa de Bar e a cantora Elba Ramalho, que juntou 250 mil pessoas na praça. Em operação especial em função do público, a SMTT realizou reforço de frota de ônibus nos terminais de integração com a finalidade de facilitar o deslocamento dos brincantes usuários de transporte público até as suas casas.
Segundo o titular da SMTT, Canindé Barros, esta grande operação de trânsito realizada pelos agentes de trânsito, em função dos festejos de São Pedro, São Marçal, além dos dois grande shows na Praça Maria Aragão no sábado e domingo, foi o desfecho de outras ações que a SMTT já vinha realizando desde o início dos festejos juninos nos principais arraiais da capital no sentido de proporcionar ordenamento no fluxo de trânsito e estacionamentos, bem como em proporcionar mais segurança a motoristas, pedestres e a todos os brincantes e frequentadores desse ponto alto festivo folclore e da cultura maranhense”. E completa Canindé Barros: “Tivemos um conjunto de ações das bem sucedidas, incluindo educação para o trânsito, que contou a presença da equipe de educação para o trânsito na distribuição de panfletos, do mascote Joca e no reforço constante da mensagem de direção e bebida não combinam. Vale destacar que durante todo o período de festividades não ocorreu um acidente ou incidentes nos locais de arraiais, nem nas proximidades. Foram destacados mais de 50 agentes, tanto a pé, com motos e viatura durante essas ações”.