Maioria do País discorda de inelegibilidade de Bolsonaro
Por Diário do Poder – Davi Soares
As duas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030 contrariam a opinião da maioria dos brasileiros. De acordo com levantamento divulgado pela empresa Paraná Pesquisas, 48,4% dos eleitores consultados em todo o Brasil não concordam com a decisão de afastar Bolsonaro das disputas eleitorais por oito anos.
Na pesquisa que consultou 2.026 brasileiros entre os dias 24 e 28 de janeiro, 44,7% concordam com as condenações sentenciadas no ano passado pela cúpula da Justiça Eleitoral, por abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência e uso indevido dos meios de comunicação ao reunir embaixadores no Palácio da Alvorada para apontar fraudes não comprovadas nas urnas eletrônicas.
Somente 6,9% não souberam responder ou não opinaram sobre suas avaliações a respeito das decisões do TSE, na pesquisa realizada em 164 municípios brasileiros, com margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.