Notícias

Eleições 2020: TSE diz que Talita Laci não pode ser candidata em Raposa…

A informação foi publicada hoje(23) em primeira mão no Blog do Antônio Martins, mostrando que a prefeita de Raposa, Talita Laci, filiada ao partido do governador, não poderá disputar seu segundo mandato.

Se prevalecer o entendimento do TSE, a prefeita Talita Laci, que está em seu segundo mandato, poderá ficar fora das disputas deste ano, conforme consulta do senador pedetista, Weverton Rocha ao TSE.

Segundo o TSE, a chefe do executivo raposense assumiu a prefeitura daquele minicipio por alguns meses no ano de 2014, quando o prefeito era Clodomir de Oliveira, foi cassado pela Justiça Eleitoral, em um processo movido pelo grupo da segunda colocada, Talita, que assumiu o mandato tomado no tapetão.

A triste realidade do grupo comunista de Raposa caminha para um acachapante derrota, pois não tem um forte no municipio, para piorar, a gestão da prefeita comunista não cumpriu nem de longe aquilo que foi prometido à população. Fiquem abaixo com trecho da matéria:

O motivo é o fato da chefe do executivo raposense ter assumido a prefeitura por alguns meses no ano de 2014, quando o prefeito era Clodomir de Oliveira, ocasião que foi cassado pela Justiça Eleitoral, em um processo movida por Talita, segunda colocada nas eleições de 2012.

Na época, Talita recebeu um diploma de prefeita, e na eleição seguinte, 2016, quando venceu nas urnas, ela foi novamente diplomada e, portanto, possui dois diplomas consecutivos.

Além disso, a filha do ex-prefeito Laci que ficou cerca de três meses no cargo, somando todas as idas e vindas por conta da disputa judicial, prestou conta da sua gestão junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) o que aponta para um governo constituído e, na esfera eleitoral, caracteriza um mandato.

Desse modo, a atual prefeita de Raposa que pretende disputar a reeleição agora em 2020, terá duas disputas: primeiro encarar os adversários nas urnas, e depois, caso consagre-se vencedora novamente, irá enfrentar uma outra briga judicial, que deve começar na 93ª Zona Eleitoral, passar pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) e terminar apenas em Brasília, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Talita corre risco de ganhar a eleição e ser cassada na justiça eleitoral, no caso, o TSE, que definiria a depender de quando seria julgado a eventual processo, por empossar o segundo colocado nas eleições deste ano, ou realizar uma outra eleição em data futura.

É exatamente o que diz a consulta feita pelo Senador Weverton Rocha (PDT) ao TSE sobre a situação político eleitoral da prefeita Talita. O pedetista questionou a Corte de forma oficial, e o Relator da Consulta foi o Ministro Luís Roberto Barroso.

Baixe o documento aqui:Parecer-do-TSE

Por Ricardo Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *