Defensoria Pública do Estado do Maranhão empossa defensor público para a carreira
O defensor público-geral do Maranhão, Gabriel Furtado, presidiu a solenidade que deu posse, nesta quarta-feira (6), a Magson Melo Santos no cargo de defensor público do Estado do Maranhão. A cerimônia contou com a presença da 1ª subdefensora-geral, Cristiane Marques, a diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos da Defensoria, Débora Alcântara, do presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Cristiano Matos, além de parentes do empossado.
Filho de um pescador e uma artesã, Magson Santos é formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe e é natural da cidade de Cedro de São João-SE. Ao longo da vida, trabalhou como feirante, professor e advogado. Prestou diversos concursos públicos até ser aprovado na Defensoria Pública do Estado do Maranhão.
“Quando vi meu nome na lista de aprovados, senti algo indescritível, uma leveza espiritual e tudo fez sentido. Por mais que as condições pudessem parecer contrárias, fui em busca da realização do meu grande objetivo e, hoje, chegou a hora de colher os frutos e ter a certeza de que a realização do sonho é possível”, afirmou o empossado.
Durante a posse, o defensor-geral reafirmou o compromisso da instituição em garantir acesso a direitos, cidadania e dignidade à população maranhense mais necessitada. “Todos nós estamos sintonizados com o mesmo objetivo que é servir e fazer diferença na vida da população. Por isso, recebemos o Magson com a certeza de que ele é comprometido e contribuirá para o desenvolvimento do Maranhão e dos maranhenses”, disse Gabriel Furtado.
A 1ª subdefensora-geral Cristiane Marques acrescentou que o trabalho do defensor vai além dos gabinetes e precisa estar próximo do assistido. A diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos da Defensoria Pública, Débora Alcântara, recebeu o novo colega falando da satisfação que é atender e levar os serviços da instituição a quem vive em vulnerabilidade social.
“Felicitamos o empossado e sua família pelo triunfo alcançado, ao tempo em que desejamos sucesso na caminhada defensorial. Que ela seja de um atuar defensorial emancipatório e de transformação da vida da gente maranhense, tendo como inspiração o lema da Revolução de 1817: O Estado existe para o povo, e não o povo para o Estado”, reforçou o presidente da Adpema, o defensor público Cristiano Matos.