Polícia Civil prende em Barreirinhas líder de facção com três condenações por homicídio e organização criminosa
A Polícia Civil do Maranhão prendeu, nesta segunda-feira (27), em Barreirinhas, um dos líderes de uma facção criminosa com atuação na Grande Ilha. Conhecido como Mustafá, o homem estava foragido e foi localizado por equipes da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), por meio do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO).
A prisão foi realizada em cumprimento a mandado condenatório pelos crimes de homicídio tentado e consumado. O condenado acumula três sentenças judiciais.
A primeira delas foi proferida pelo Tribunal do Júri de São Luís, que o sentenciou a 10 anos de reclusão pela participação no assassinato do policial civil Cristiano Azevedo da Mota e por uma tentativa de homicídio contra um homem, ocorridos em 2012, no bairro Sá Viana.

A segunda condenação veio da 1ª Vara de Paço do Lumiar, que determinou 10 anos o por participação em organização criminosa – caso relacionado aos ataques a ônibus registrados em São Luís, em setembro de 2016. Já a terceira, em primeira instância, prevê pena superior a cinco anos de reclusão em regime semiaberto.
Mustafá ainda é réu em um processo que o julga por homicídio qualificado na 2a Vara de São José de Ribamar.
De acordo com as investigações, Mustafá tem relação com uma facção de origem carioca que promove o chamado “Baile de Israel”, evento já realizado no Maranhão.
Durante a prisão, na residência dele em Barreirinhas, os policiais apreenderam um veículo de luxo e uma moto aquática, além de aparelhos celulares que vão auxiliar na continuidade das investigações.
