Notícias

Álvaro Pires propõe audiência para debater obrigatoriedade de Bombeiro Civil em espaços com grande circulação de pessoas

Por requerimento do vereador Álvaro Pires (PMN), aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (07), a Câmara Municipal de São Luís vai realizar audiência pública para debater possíveis alterações da Lei Municipal nº 6.227/17, que dispõe sobre a obrigatoriedade na contratação dos bombeiros civis em estabelecimentos públicos e privados com grande circulação de pessoas.

De acordo com o autor da proposta, mesmo antes da tragédia ocorrida nesta semana em um shopping da cidade, que resultou em dezenas de feridos e dois óbitos, ele já havia apresentado proposta para que a Casa debatesse o tema.

“É extremamente importante que todos os shoppings, supermercados e qualquer espaço público ou privado tenha, obrigatoriamente em suas equipes, bombeiros civis, para que possam regularmente ter as fiscalizações necessárias para evitar tragédias como a do Rio Anil”, disse o vereador, lembrando que, infelizmente, esta foi uma situação que poderia ter sido evitada se o Município de São Luís tivesse cumprido uma determinação já existente do promotor Fernado Barreto, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís, que fiscalizasse esses estabelecimentos.

Para o autor da Lei, vereador Raimundo Penha (PDT), é lamentável que uma legislação criada em 2017 não tenha sido plenamente efetivada. “Talvez se a lei fosse cumprida em sua totalidade, hoje não tivéssemos essas duas vítimas fatais e tantas outras molestadas. Inclusive, os próprios prédios públicos não respeitando a legislação”, falou o parlamentar.

O incêndio

Um incêndio atingiu, na tarde desta terça-feira (7), o cinema do Shopping Rio Anil, no bairro Turu, na capital maranhense, deixando pelo menos 13 pessoas feridas e duas mortes. O incêndio teria começado por volta das 16h, no terceiro pavimento do shopping.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, o Corpo de Bombeiros teria apurado preliminarmente que o teto do shopping passava por manutenção durante a exibição de filmes. A ação é irregular e pode ter sido a causa da suposta explosão que derrubou o forro do cinema sobre as vítimas. Contudo, as causas da tragédia ainda estão em fase de investigação.

A Lei

Sancionada em 31 de agosto de 2017 pelo então prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PSD),  a Lei Municipal nº 6.227/17, originada de uma proposta do vereador Raimundo Penha, prevê, entre outras coisas,  a obrigatoriedade de contratação de bombeiros em shoppings; hospitais e casas de saúde; casas de shows e espetáculos; supermercados, hipermercados, mercados e feiras; grandes lojas de departamentos; campi universitários, escolas, creches e cursos profissionalizantes; locais de reuniões públicas educacionais ou eventos em áreas públicas ou privadas com grande circulação de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *